6 dicas sobre como investir com pouco dinheiro

Se você não sabe como começar a investir, a seguir vamos mostrar um passo a passo para te ajudar dar os primeiros passos com os investimentos sem precisar ter muito dinheiro.

1. Organize suas finanças

Antes de efetivamente investir, é essencial que você faça um planejamento financeiro e organize seu orçamento.

Dessa forma, você conseguirá ter mais clareza sobre qual é a sua realidade hoje e quanto é possível poupar todo mês.

Inclusive, caso você esteja no zero a zero (o dinheiro é suficiente apenas para pagar as contas) ou até mesmo no vermelho, é primordial que você dedique um tempo para colocar ordem nas suas finanças.

Além disso, a organização financeira também é importante para que você consiga acompanhar os seus investimentos depois que começar a investir.

2. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Definir metas para seus investimentos te dará mais propósito em relação ao que você está fazendo.

Por isso, não guarde dinheiro por guardar, mas sim trace metas e nomeie cada centavo investido.

Pode ser começar um curso, fazer uma viagem, comprar um carro, adquirir a casa própria, o que seja, o importante é anotar quais são os seus objetivos para seus investimentos e tê-los em mente sempre que você fizer um novo aporte.

Além disso, ao saber por que você está guardando seu dinheiro, isso evitará que você caia na tentação de resgatar qualquer valor para gastar com algo supérfluo e que não agregará muito para o seu futuro.

3. Defina quanto você pode investir todo mês

Com o orçamento organizado e as metas estabelecidas, é hora de definir quanto de dinheiro você irá poupar e investir todos os meses.

Mas quanto investir, afinal? É claro que o valor varia de pessoa para pessoa, mas um ponto de partida é reservar cerca de 10% do seu salário líquido para os seus investimentos.

Se 10% for muito para você começar, saiba que é possível começar a investir com apenas R$ 10, como vamos mostrar mais adiante neste artigo. O importante é manter a recorrência e sempre poupar um pouco para que o seu montante comece a crescer.

4. Não espere “ter mais dinheiro” ou “saber mais” para começar

Se você ficar esperando o “momento certo”, já avisamos que ele nunca vai chegar. Tendemos a achar que nunca temos dinheiro suficiente ou que sabemos muito pouco, mas dessa maneira ninguém sai do lugar.

Além disso, hoje há uma infinidade de informações disponíveis a respeito de investimentos. Claro não dá para aprender tudo de uma hora para a outra, por isso o ideal é se manter sempre atualizado.

Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

5. Estude e se atualize sempre

Vivemos uma período privilegiado em que temos à nossa disposição uma infinidade de conteúdo sobre investimentos. São canais de YouTube, cursos, podcasts, blogs.

Canais como Me poupe!, EconoMirna e O Primo Rico são algumas opções para você começar a acompanhar.

Além disso, você também pode ouvir podcasts sobre finanças que te ajudarão a entender melhor como organizar seu orçamento e investir com inteligência.

E, claro, estude muito e esteja sempre atualizado. É importante aprender conceitos básicos sobre investimentos, entender o que impacta o mercado e como fazer operações seguras.

6. Seja paciente e preserve o hábito de poupar

Paciência é uma das palavras de ordem no mundo dos investimentos. Ninguém constrói um patrimônio sólido de um dia para o outro, por isso persista e não vá com muita sede ao pote.


FONTE: focanodinheiro.neon.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon